Menu fechado

QUEM SOMOS

Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas - Wajunkai

Somos uma organização da sociedade civil (OSC), entidade assistencial e beneficente, sem fins lucrativos e Instituição de Longa Permanência para idosos ILPI

História / Trajetória

A Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas – Wajunkai foi fundada no município de Maringá, no ano de 1975, pelo presidente na época, senhor Yomei Sasaki, apoiado por pioneiros paranaenses e entidades representativas da comunidade nipo-brasileira. Inicialmente, o objetivo da entidade era acolher os imigrantes japoneses e seus descendentes, quando já não podiam mais trabalhar e, longe de suas famílias, estavam desamparados financeiramente e afetivamente.

Nos últimos anos, nos regularizamos como Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Nesse sentido a Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas – Wajunkai em Maringá está constituída com reconhecimento filantrópico e com capacidade técnica e estrutural, ofertando o atendimento de alta complexidade aos idosos acolhidos.

Missão

Prestar assistência integral às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal, estabelecendo formas de independência, integração, melhoria na qualidade de vida e participação na sociedade, em consonância com a Política Nacional do Idoso, por meio do acolhimento, respeito e de uma equipe especializada em saúde, bem-estar e direitos das pessoas idosas

Visão

Ser referência no atendimento em serviço de acolhimento de longa permanência para idosos, desempenhando com eficiência e respeito os cuidados necessários para que as pessoas idosas acolhidas tenham um envelhecimento digno e saudável

Valores

Em nossa instituição, fundamentamos nossa atuação em cinco valores essenciais:

RESPEITO: Cultivamos um ambiente onde o respeito é a base de todas as relações, promovendo uma cultura de colaboração e crescimento conjunto.

QUALIDADE: Comprometemo-nos a superar as expectativas, buscando incessantemente a excelência em nossos serviços.

CARINHO: Valorizamos cada pessoa e cultivamos relações autênticas, construindo uma cultura institucional acolhedora.

CUIDADO: Assumimos a responsabilidade ambiental e social, promovendo a sustentabilidade e contribuindo positivamente para a comunidade.

EFICIÊNCIA: Impulsionamos nossas operações com eficiência, otimizando processos para cumprir compromissos de forma ágil e eficaz. Esses valores não são apenas princípios escritos, mas a essência que guia nossa cultura organizacional, construindo uma empresa de sucesso e um ambiente onde cada ação é pautada pela integridade e propósito.

Palavra do Presidente

Eduardo Ryoho Sasaki

PRESIDENTE
APAPI Wajunkai

“Compaixão e Sabedoria ao Prover o Bem-Estar ao Abrigado”

O Asilo Wajunkai, desde o momento de sua fundação em 1975, tem sido guiado pelos ideais mais nobres enaltecidos pela sua cultura de origem. O respeito ao idoso é um valor fundamental, e cabe a nós demonstrar sempre a sua importância e profundidade em nossas vidas. Em nome de toda a comunidade, agradecemos a sua ajuda para juntos cuidarmos, dignamente, os mais necessitados de nossa sociedade.

A pandemia que assolou o planeta inteiro trouxe perdas irreparáveis, e solidarizamo-nos neste momento tão doloroso.  Nossos internos e funcionários sofreram com parte das consequências, mas felizmente superamos seguindo as orientações e norma de protocolos da Saúde Pública. Essa inusitada situação nos impossibilitou de publicar os anuários mais recentes de prestação de contas, fato pelo qual a diretoria vem publicamente pedir as nossas sinceras desculpas.

Estamos num momento na história em que nos aproximamos de nosso cinquentenário, e certamente é um tema profundo em nossa memória coletiva. No ano de inauguração de nossa instituição, geou fortemente, afetando os rumos da economia cafeeira na época. Desolado, o nosso presidente fundador foi confortado sendo dito: “Não se preocupe, isso há de passar. Quando tudo voltar ao normal, seguiremos com a missão de proteger os nossos abrigados.” Os ventos podem atrapalhar os nossos passos, mas, sendo firmes, eles seguem fortes e inabalados.

As importantes lições estão em nossa própria história, e é dela que tiramos as lembranças e a sabedoria impressindíveis para seguirmos convictos adiante. Temos um passado para enxergar o nosso presente. E devemos ver esse presente sem fantasias para visualizar o futuro com sonhos e ideais, juntos por uma sociedade mais humana e solidária. Assim, segue o nosso pedido à comunidade para que siga apoiando as nossas atividades da terceira idade.  Renovamos o nosso apelo, do qual dependemos imensamente para juntos, ombro a ombro, seguirmos provendo e estendendo as nossas mãos pela felicidade de nossos anciãos.

Do fundo do coração, o nosso muito obrigado.